domingo, 14 de dezembro de 2008

Tagarelando, ando, ando, ando

A linguagem nos constitui: é a tela de nossos pensamentos, de nossa imaginação, de nossa vida social. Mas há menos palavras do que coisas a serem ditas e sentimentos a serem expressos. Falar é uma arte, e a língua tanto pode ser uma ferramenta para erguer mundos quanto uma arma letal. É por isso que, para Plutarco, filósofo grego do primeiro século de nossa era, ainda mais importante do que falar é saber calar. De fato, quem fala demais, corre o risco de dizer o que não deve. Mas a tagarelice, segundo Plutarco, não é só um desejo desmedido de falar; oculta algo mais profundo, a incapacidade real de ouvir [...].
Vale sempre muito a pena comprar o jornal aos domingos, ler, reler, ler, reler. "Sobre a Tagarelice e Outros Textos", é um livro que reúne três textos de Plutarco, (filósofo grego que influênciou na literatura ocidental e foi responsável pelas principais informações sobre as civilizações grega e romana da antigüidade) 'Sobre a Tagarelice', 'Sobre a Demora da Justiça Divina' e 'Das Doenças da Alma e do Corpo, Quais São As Mais Graves?'.
Feito pra mim? Se não, parece que sim. Não, não é o 'umbigocentrismo' se manifestando, rs. Falo mais do que a boca, muito mais do que o necessário. Anotar no caderninho de promessas pro ano que vem: "lembrar sempre de Plutarco". Fica a dica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário