quarta-feira, 8 de julho de 2009

Considerações sobre o tempo

A palavra tempo vem do masculino. Refere-se a um continuum linear não espacial no qual os eventos se sucedem irreversivelmente. Possui uma duração limitada, fazendo assim, uma oposição à ideia de eternidade. Período. Época. É uma sucessão de anos, meses, dias, horas, envolvendo a sensação de passado, presente e futuro. Estação. Duração própria. Estado atmosférico; clima. Duração de cada parte do compasso.
Se não lhe fosse perguntado o que é o tempo, saberia o que é. Se tivesse que explicar para alguém, não saberia. O grande problema é que o passado não está mais aqui, o futuro ainda não chegou e o presente voa tão rápido que parece não ter extensão alguma. E que, aliás, se o presente só surge para virar passado, não daria pra dizer que o tempo é um caminho rumo a não-existência?
O tempo é o jeito que a natureza achou para não deixar que todas as coisas acontecessem de uma vez só. É uma ilusão. A distinção entre passado, presente e futuro, não passava de uma firme e persistente ilusão. Outros, não identificados, acreditam que não há fluxo. Os eventos, independentemente de quando ocorram, simplesmente existem. Todos existem. Eles ocupam para sempre o seu ponto particular no espaço-tempo. E você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário